segunda-feira, 11 de junho de 2007

Colorismo - A teoria das estações







A maquiagem pode ser a arma de muitas mulheres para disfarçar algumas imperfeições da pele ou até mesmo para levantar o aspecto cansado de um dia de trabalho e esticar até a balada. Mas, o que algumas delas não sabe é que a escolha de cores erradas para montar o make up pode causar o efeito contrário.
A última novidade para os estudiosos da moda é a técnica do Colorismo, harmonizando o tom da pele com a maquiagem e até com a roupa.
Tudo começou com um pintor suíço chamado Johannes Itten, no início do século 20. O artista e professor da Bauhaus, foi o criador do sistema de cor Color Star. Ele descobriu que havia uma relação entre as cores que seus alunos usavam e a cor da pele. Ele percebeu que cada aluno pintava com uma determinada cor mais do que outra e que essa cor se assemelhava à cor da sua pele. Por exemplo, quem pintava com cores quentes, tinha um tom de pele quente.
Isso levou Robert Dorr a criar o Color Key System, que revolucionou a indústria de cosméticos, por classificar as peles em quentes ou frias. Suzanne Caygill fez a mais profunda pesquisa de cores de pele, identificando 32 tipos, nos anos 40 e criou a Suzanne Caygill Academy of Color e escreveu Color: The Essence of You (Celestial Arts, Millbrae USA,1980), infelizmente fora de catálogo. Para simplificar o uso da cor e identificar o tipo de pele, desde então as peles estão classificadas em quatro "estações": primavera, verão, outono e inverno, como o livro de Berenice Kentner, Color Me A Season explica.
Todas as pessoas possuem uma harmonia natural, e cada grupo de cores realça as tonalidades do seu conjunto pessoal: pele, cabelo, olhos e boca. Cada grupo é subdividido em duas estações, que determinam se os tons vêm mais fortes ou mais delicados. Inverno e Verão pertencem à harmonia prateada, e Outono e Primavera, à dourada. Saber em qual grupo você se encaixa permite escolher as peças de roupa e de make-up que te deixarão mais jovem e com ar mais saudável.
Existem indicativos pelo biotipo e estilo da pessoa, mas só um teste comparativo das cores é que vai ser definitivo para a descoberta da cartela de cores natural de cada um.
Não é que você vai trocar de guarda-roupa de uma hora para outra, mas isso explica porque a gente às vezes olha no espelho e se sente abatida, o fato de não conseguimos usar determinadas cores, que nunca ficam bem.
De acordo com o colorismo, o ideal é deixar as cores mais harmônicas aos seus tons de pele mais próximas à face, em blusas, maquiagem e acessórios.

O Teste
- Tem que ser feito a luz natural do dia, pois a iluminação ambiente possui coloração artificial que pode interferir na análise;
- Utilizando tecidos dos quatro tipos de estação, é feito o teste comparativo junto ao rosto;- Cabelo tingidos devem ficar presos para que nao interfiram na análise;
- O teste deve ser feito sem maquiagem;- Alguns dos indicativos são: se os olhos parecem mais brilhantes ou fundos, se as olheiras são realçadas ou disfarçadas, se a cor da boca e das bochechas é valorizada ou empalidecida. O tom que deixar o seu rosto mais bonito e vivo revela a sua harmonia.

As Estações

Inverno
As pessoas de inverno se harmonizam com as tonalidades frias, isto é, ficam muito bem com os tons prateados e brancos.
As principais características:
- ficam bem de tons profundos e vibrantes;
- o uso das cores primárias;
- possuem visual mais urbano / esportivo;
- preferem os cortes simples e retos nas roupas.

Primavera
As pessoas de primavera são quentes e vibrantes. Ficam bem com os tons iluminados como o dourado, além das cores fortes como os laranjas e verdes.
As principais características:
- ficam bem de tons claros e vibrantes;
- gostam de valorizar detalhes no visual;
- ficam bem com ouro e dourados;
- valorizam o uso de acessórios e contrastes.

Outono
As pessoas de outono também são quentes, e ficam muito bem com os tons dourados e terrosos.
As principais características:
- ficam bem com tons dourados, amarelados e vermelho-terra;
- usam tons quentes, profundos e perolados;
- ficam bem com os azuis esverdeados;
- preferem tecidos naturais.

Verão
As pessoas desta estação se harmonizam com tonalidades frias, isto é, ficam bem com os tons prateados e brancos.
As principais características:
- ficam bem com os tons suaves;
- têm preferência pelo look romântico;
- gostam de rendas, transparências, bordados e pregas;
- têm resistência ao uso de cores muito fortes.

Obs: Apenas essas características, no entanto, podem não definir a sua cartela natural, pois há outras coisas que interferem no modo como as pessoas vêem as cores e o efeito que elas causam, seja por questões religiosas, culturais ou motivos particulares, psicológicos. Somente o teste de colorismo é definitivo.


Por Cláudia Bettini - jornalista e design de moda, fez o curso sobre a técnica de Colorismo na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Claudia, te achei aqui...

Bel